quarta-feira, 31 de março de 2010

My Bloody Valentine - Loveless


  Das poucas bandas que apareceram durante o curto período de tempo que durou a moda shoe-gazing no início dos anos 90, My Bloody Valentine é uma das poucas lembradas com carinho.Loveless, o seu último disco, lançado em 1991, é uma obra-prima quase mítica do rock indie.
  A banda tinha se esforçado, inicialmente, para libertar-se das comparações com o Jesus And Mary Chain provocadas pelas suas guitarras saturadas de distorção, mas no final da década tinham encontrado um som único com seu primeiro álbum a Creation, Isn't Anything,  de 1988. Este disco - juntamente com o single "You Made Me Realize" e o EP "Glider"- desvelou uma bruma lânguida e onírica de vozes etéreas soterradas sob um vasto rumor de guitarras distorcidas e samples de tom frequentemente indeterminado. "O som de Deus espirrando em câmera lenta",foi como a Guiness Rockpedia o descreveu. O shoe-gazing tinha nascido.
  O MBV tinha passado os três anos seguintes realizando seu trabalho seguinte,ao custo de supostas 250mil libras (o guitarrista Kevin Shields afirma que foram apenas 140 mil).  Realizado com a colaboração de 18 engenheiros de som (embora Shields afirme que é menos sofisticado que um disco dos White Stripes), Loveless completou o que agora parecia um esboço primitivo, Isn't Anything. Este foi outro salto quântico para as guitarras. Nenhum dos seus comtemporâneos seguidores do shoe-gazing se atreveria a tentar competir com um álbum tão deslumbrante.

fonte: 1001 discos para ouvir antes de morrer

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)

Joel descobre que Clementine, sua ex-namorada, recorreu a uma empresa especializada em apagamento de memória para apagar da sua própria memória tudo o que diz respeito a Joel e à relação que manteve com ele. Joel, desesperado, acaba por fazer o mesmo. Contrata a mesma empresa para apagarem da sua cabeça todas as memórias de Clementine e da relação que mantiveram.
O filme passa-se essencialmente na mente de Joel, durante esse processo de apagamento, enquanto ele está adormecido na sua cama ligado a uma máquina "apagadora de memórias", enquanto relembra fatos e arrepende-se de ter contratado a empresa. Começa então a fugir pelo labirinto das suas memórias, de forma a tentar anular o processo, enquanto os apagadores de memórias o perseguem.Nisso sem querer eles apagam todas as suas memórias.

Download

domingo, 28 de março de 2010

Hellblazer - 01 ao 23

Hellblazer é uma história em quadrinhos cuja trama é, geralmente, ligada à magia ou ao sobrenatural. É uma publicação do selo Vertigo pertencente à editora estadunidense DC Comics. O personagem principal de Hellblazer é o ocultista John Constatine

Arrogante, negligente e enganador, John Constantine é um Exorcista, ainda que use seus poderes de forma um tanto sutil, e tem vastos conhecimentos sobre ocultismo, demonologia e outros assuntos obscuros. Esse personagem foi criado por Alan Moore, como um mero figurante da revista Monstro do Pântano, mas se popularizou rapidamente. Foi criado por Moore para satisfazer o pedido dos então desenhistas da revista, Steve Bissette e John Totleben de ter um personagem fisicamente parecido com o cantor Sting (The Police) nas histórias. Um ano depois de sua primeira aparição, ganhou sua própria revista, Hellblazer, escrita durante muito tempo por Jamie Delano e ilustrada por John Ridgway. Esses dois tiveram sua carreira permanentemente ligada ao personagem, que também já passou pelas mãos de Garth Ennis, Neil Gaiman, Grant Morrison, Warren Ellis, Brian Azzarello, Steve Dillon, Guy Davis, Marcelo Frustin e outros.

Download

terça-feira, 16 de março de 2010

Titãs - Õ Blésq Blom

Õ Blésq Blom é o quinto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs, lançado em 16 de Outubro de 1989 pela WEA.

Õ Blésq Blom marcou nova mudança na sonoridade dos Titãs ao final da década de 80, deixando de lado o som "sujo" que a banda desenvolvera três anos antes e então abordando sonoridades que remetiam ao Tropicalismo, à world music e ao pop eletrônico.

Considerado pelo jornalista musical José Augusto Lemos, na época editor-chefe da revista Bizz, como sendo "o vinil mais bem produzido que este país já viu", o disco teve excelente repercussão dentro da crítica e boa aceitação por parte de público. Até o fim de 1990, alcançou venda de 220 mil cópias, no rastro de canções como "Flores", "O Pulso" e "Miséria".

Para contribuir no novo toque de brasilidade, o grupo convidou para ilustre participação a dupla de repentes pernambucanos Mauro (ex-estivador e auto-intitulado "O Rei do Rock") e sua esposa Quitéria, que cantavam com um poliglotismo curioso, misturando palavras em inglês, italiano, grego, russo e japonês. São deles as vinhetas de introdução e fechamento do disco. Além disso, foi também criação de Mauro o estranho nome do álbum, a ser "traduzido" como "os primeiros homens que andaram sobre a terra".

Boa parte do disco se apoiou em programações eletrônicas e teclados (por exemplo, "Miséria", "O Pulso" e "Deus e o Diabo", esta última não tendo agradado Marcelo Fromer e Tony Bellotto justamente pela falta de ênfase nas guitarras), mas veio contar também com o pop rock tipicamente brasileiro ("Flores", "Palavras"), o rock pesado em "Medo" e sonoridade puxada para o country de "32 Dentes".

Download

Titãs - Cabeça Dinossauro

Cabeça Dinossauro é o terceiro álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs, lançado em junho de 1986.

Lançado em finais de junho de 1986,garantiu o primeiro disco de ouro para a banda, em dezembro do mesmo ano.

A prisão de Arnaldo Antunes e de Tony Bellotto, nos finais de 1985, por porte de heroína, e a clara vontade da banda querer buscar uma unidade sonora – mais precisamente, pesada - influenciaram na mudança estética que a banda tomou neste LP, após a expressão de uma sonoridade um tanto confusa (que poderia revelar algumas boas canções) nos dois álbuns anteriores.

A capa foi baseada em um esboço do pintor italiano Leonardo Da Vinci, intitulado A expressão de um homem urrando. Um outro desenho de Da Vinci, Cabeça grotesca, foi para a contracapa do disco.

Ainda que remetesse muito ao punk rock, o disco mostra que os Titãs interviam ainda no reggae ("Família"), no funk ("O Quê?", "Bichos Escrotos" e "Estado Violência") e até mesmo em um cerimonial dos índios do Xingu (na faixa-título). Nas letras, vários pilares da sociedade foram discutidos acidamente, expressas a começar pelo título das canções: "Polícia" (de Tony), "Igreja" (de Nando Reis), "Estado Violência" (primeira colaboração do baterista Charles Gavin como compositor dentro da banda). Há também críticas acerca do estado capitalista ("Homem primata") e os tributos abusivos pagos pela população ("Dívidas").

A banda deu caráter antológico à obra ao resgatar "Bichos Escrotos", canção que tocavam desde 1982 e que só pôde ser gravada nesta ocasião. Mesmo assim, a censura vetou a faixa nas rádios por conta do verso "vão se foder", o que não desencorajou algumas rádios a tocarem uma versão com a tal frase vetada, às vezes até a própria versão original, o que acarretava um pagamento de multa.

Das 13 faixas do álbum, 11 foram executadas em rádios - como únicas exceções as faixas "A Face do Destruidor" e "Dívidas".

Em 1997, a revista Bizz elegeu Cabeça Dinossauro como sendo o melhor álbum de poprock nacional.

Download

segunda-feira, 15 de março de 2010

Botinada: A Origem Do Punk No Brasil


Botinada: a origem do punk no Brasil é um documentário que narra a história do início do movimento punk no Brasil (1976-1984) e o paradeiro de seus protagonistas. O documentário foi produzido por Gastão Moreira e lançado pela ST2 em 2006. Foram 4 anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.

O documentário teve como base os documentários Punks, Garoto do Subúrbio e Rota ABC, e conta com imagens raras, como a banda Cólera tocando ao vivo em 1980 na TV Tupi que nunca foi ao ar e o Inocentes tocando no Gallery em 1982, além de entrevistas com punks de todo Brasil, jornalistas, cineastas, bandas e simpatizantes do movimento punk.

Download

Punk Attitude

Em 1976 uma revolução estava ocorrendo, e dela surgiu uma cena musical: o Punk Rock. Controverso, colorido e caótico, foi uma tapa na cara do conservadorismo e o surgimento de uma cultura que ainda vive no inconsciente do público. O documentário identifica as raízes da tradição surgida na América e a mudança para o Reino unido, e mostrando que o movimento punk era muito além da musica, mas um estado de espírito, pura atitude. Com entrevistas com Henry Rollins (Black Flag), Brendan Mullen (The Masque Club Owner), Chrissie Hynde (The Pretenders), entre outros. Inclui imagens e histórias de revolucionárias bandas como New York Dolls, MC5, The Stooges, The Clash, Sex Pistols, Ramones, e muito mais.

Opção 1: 1-Part | 2-Part

Opção 2:
1-Part | 2-Part

Watchmen

Watchmen é uma série de história em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela editora estadunidense DC Comics entre 1986 e 1987. A série foi reimpressa mais tarde em brochura (ou trade paperback).

Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país. O sucesso crítico e de público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como graphic novel (ou "romance visual"), até então pouco explorado pelo mesmo mercado.

A série foi galardeada com vários Prêmios Kirby e Eisner, além de uma honraria especial no tradicional Prémio Hugo, voltado à literatura: é até o momento a única graphic novel a conseguir tal feito.Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923.

A trama de Watchmen é situada nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. O país estaria vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Watchmen retrata os super-heróis como indivíduos verossímeis, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, e procurando evitar os arquétipos e super-poderes tipicamente encontrados nas figuras tradicionais do gênero. Isto, combinado com sua adaptação inovadora de técnicas cinematográficas, o uso frequente de simbolismo, diálogos em camadas e metaficção, influenciaram tanto o mundo do cinema quanto dos quadrinhos.

    OPÇÃO 1OPÇÃO 2