quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Discografia - Bad Brains

O Bad Brains é uma influente banda americana de hardcore punk e reggae, formada em Washington,DC em 1977. Eles são considerados os pioneiros do Hardcore. Originalmente formada com influências de jazz fusion, a banda desenvolveu um punk rock muito mais rápido e intenso e musicalmente mais complexo e extremos que os seus contemporâneos. É considerada uma das primeiras bandas americanas de hardcore e mais pra frente, foram os primeiros a fazer a fusão do heavy metal com o funk.

Eles também são adeptos da música reggae sendo notáveis seguidores da religião Rastafári. A banda ganhou um tributo chamado Never Give In: A Tribute To Bad Brains, com bandas grandes da cena metal/hardcore como Sepultura, Downset e Moby, que saiu no Brasil pela gravadora holandesa Century Media Records.

Fonte:Wikipedia

Pearl Jam - Ten

Pearl Jam é uma banda de rock oriunda da cidade de Seattle, nos Estados Unidos da América, no auge do período do movimento grunge local, e é considerada uma das mais populares e influentes da década de 1990. Eles, junto com Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone, Alice in Chains e Mudhoney, ajudaram a popularizar o movimento grunge no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunges que continuaram ativas até hoje, mesmo após o fim das suas outras bandas contemporâneas.

O primeiro álbum do grupo, Ten, saiu em 23 de agosto de 1991 e é considerado um dos melhores álbuns do grunge, e do rock em geral nos últimos tempos. Possui canções belas e inesquecíveis como Alive (o grande sucesso radiofônico do disco, que levou o Pearl Jam a ser conhecido nos quatro cantos do mundo), Oceans, Black e Release, outras pesadas e raivosas típicas do grunge, como Once e Why Go, além de outras excelentes por si só, como Jeremy (outro grande sucesso radiofônico, cuja letra trata de um garoto de que Vedder tinha ouvido falar, que havia cometido suicidio numa sala de aulas de uma escola americana), Porch e Even Flow. Com a excessiva execução desse disco nas rádios e MTVs, a banda vai ficando bastante conhecida — logo Vedder começaria a sentir o peso desse sucesso —, e o álbum chega assim ao Top Ten americano. A banda ganha o prêmio de Video of the Year da MTV, com o clipe de Jeremy, que muitos consideravam apelativo, além de vários outros prêmios. O destaque final fica por conta das emotivas letras escritas por Vedder, responsáveis em parte pela sintonia imediata do público com a banda. Ele costuma dizer que suas letras são para serem interpretadas por cada um como bem entender, podendo até gerar interpretações distintas dependendo do ouvinte.

Fonte:Wikipédia

Download

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tim Buckley - Goodbye and Hello

Timothy “Tim” Charles Buckley (Washington, DC, 14 de fevereiro de 1947 — Santa Mônica, 29 de junho de 1975) foi um músico estadunidense.

Ainda criança mudou-se com a família para Anaheim, cidade próxima a Los Angeles. Sua relação com o pai sempre foi difícil. Ele lutou na segunda guerra mundial e voltou com sérios distúrbios psicológicos, o que o fazia maltratar Tim. Ele via aquele rapaz bonito, cheio de talento e sempre dava um jeito de bater nele, dizendo que ele não seria nada na vida.

Tim aprendeu a cantar e a tocar banjo sozinho e começou a se apresentar nos bares da região onde morava quando era adolescente, junto com uma banda formada por amigos da escola. Foi nessa época que ele conheceu Mary Guibert, pianista que estudava com ele. Os dois se casaram ao terminarem a “high school”, no final de 1965, e poucos meses depois Mary engravidou. Por essa época, Tim já era bastante conhecido na região de Los Angeles e toda essa fama lhe rendeu um contrato com a gravadora Elektra. Ele preparava seu primeiro álbum.

Estreou em gravações em 1966, após ser visto pelo empresário de Frank Zappa durante uma apresentação em Los Angeles. O álbum, que levava seu nome refletia claramente uma influência do folk, em especial de Bob Dylan; sua voz chamava a atenção pelos agudos, que o aproximavam de um cantor de coral.

Após voltar de uma turnê por Nova Iorque, Tim e Mary se divorciaram. Ele se mudou para Venice (cidade também próxima a Los Angeles) e não foi mais atrás da ex-mulher, nem mesmo quando o filho nasceu.


Fonte:LastFm



Ouça também: Jeff Buckley

Band of Skulls - Baby Darling Doll Face Honey

  Band of Skulls é uma banda de rock originada em Southampton, Inglaterra, em 2008 e lançou o disco de estréia em 2009.


  O debut Baby Darling Doll Face Honey foi muito bem comentado e uma das principais características do álbum é caminhar entre diversos estilos do Rock and Roll sem deixar de criar sua identidade. O vocal é dividido entre Russell Marsden e Emma Richardson, o que por si só já diversifica o som. E o estilo das músicas variam entre uma atmosfera bluesy, o clássico rock britânico, e o rock moderno, fazendo com que as comparações com as diversas bandas de Jack White sejam inevitáveis.

Obrigado pela dica, Isa.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

The Smiths - The Queen is Dead

  The Smiths foi, antes de mais nada, uma banda prolífica. The Queen Is Dead, gravado em dezembro de 1985,não foi lançado imediatamente por questões legais, sendo colocado à venda apenas em junho de 1986. Foi o terceiro disco da banda em dois anos (o quarto, se incluirmos a magnífica compilação Hatful Of Hollow). Foi também a sua obra-prima.

  O que torna este trabalho ainda mais impressionante é que a banda estava passando por muitas dificuldades nessa época. Não tinham um agente fixo (ninguém conseguia suportar a relação próxima entre Morrisey e Johnny Marr), estavam renegociando o contrato com seu selo (o dono da Rough Trade, Geoff Travis, é o "Mr.Shankly" da segunda faixa) e o baixista Andy Rourke estava viciado em heroína. De todos esses conflitos nasceu um álbum assombroso, preciso e hilariante - e tudo isso ao mesmo tempo na primeira música,que é um ataque selvagem, ainda que genial e perspicaz, à família real, incluindo uma avalanche de guitarras sobrepostas (a visão de Marr de um encontro entre MC5 e Velvet underground).

  Em todo o disco a guitarra de Marr está mais abrasiva e pungente do que nunca e a genialidade de Morrissey como letrista faz com que ele sempre acerte o alvo em cheio, com uma autopiedade perfeitamente formulada. A penúltima música,"There Is A Light..." é um dos momentos mais sublimes da banda, onde a voz melodramática do cantor se liga perfeitamente com à guitarra incansável de Marr. O álbum seguinte viria a ser igualmente genial- e também o último.

"Sabia  que tínhamos de produzir algo fabuloso."
Johnny Marr,2001


Fonte:1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

Joy Division - Unknown Pleasures

  Logo depois de surgir no conhecido EP Factory Sample, de1978, financiado por uma celebridade locar de TV, Tony Wilson, o Joy Division optou por lançar seu primeiro álbum, um marco, pelo pequeno e independente selo Factory, apesar do interesse de grandes gravadoras.

  O disco foi gravado em uma semana no Strawberry Studios, de Stockport. O visionario Hannett pegou a guitarra metal de Bernard Dicken (também conhecido como Summer), as melodias peculiares do baixo de Peter Hook e a inovadora combinação de bateria acústica e eletrônica feita por Stephen Morris e criou uma ambientação silenciosa e desconcertante ,utilizando de forma pioneira efeitos digitais, gritos bafados e sons de vidro partido.

  O letrista Ian Curtis retrata suas experiências de epilético  no mutante ritmo disco de "She's Lost Control"; "Shadowplay" evoca imagens da decadência urbana e da paranóia de Manchster, no final dos anos 70. A dispersão da música complementa de maneira perfeita o barítono frio de Curtis, em especial no majestoso hino à morte "New Dawn Fades" e na assustadora "I Remember Nothing", enquanto a energética "Interzone" e "Disorder" mostram por que a banda tinha fama de ser feroz em suas apresentações ao vivo.

  Naquele período pós-punk, em que imperavam o busy design e as cores básicas,a capa, que mostrava ondas de rádio emitidas por uma estrela em extinção, contra um fundo totalmente preto, foi tão marcante quanto a música do álbum e antecipou uma revolução no design minimalista.

  Unknown Pleasures foi uma sucesso de pública e crítica  -embora um jornalista tenha feito um elogio torto, ao escrever que o álbum era perfeito para se ouvir antes de cometer suicídio. Depois de 26 anos, Unknown Pleasures continua a ser fascinante.

"Na Factory, ninguém nos restringe, nem na música nem no projeto gráfico."
Ian Curtis,1979



Fonte:1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer


domingo, 22 de agosto de 2010

Sepultura - Roots

 Roots foi lançado em 1996, três anos depois do sucesso de Chaos A.D., e serviu de base para a exploração de novos caminhos para a banda de metal brasileira. Inspirando-se na música tribal do Brasil, no nu-metal e do estilo de trash/death típico do Sepultura, conseguiu resultados únicos - na verdade, assombrosos na época.

Sob a liderança do carismático vocalista e guitarrista Max Cavalera, a banda penetrou fundo nas raízes mais profundas de seu patrimônio cultural, como demonstra o índio tatuado na capa.
 A banda soa poderosíssima na faixa-título. A bateria de Igor Cavalera é ao mesmo tempo pesada e criativa, enquanto as guitarras afinadas em tons mais graves parecem tão compactas quanto brutais. O som do disco possui um tempo mais lento,mas é uma pauleira de alto impacto - perfeito em músicas como "Attitude" e "Breed Apart".

 O grupo viajou até uma região remota do Amazonas,indo encontrar uma tribo dos Xavantes para gravar com eles a música acústica "Itsári (Live)". Emvárias músicas o cantor e percussionista Carlinhos Brown aparece como convidade, como na brilhante "Ratamahatta", notável pela percussão. Outras experiêncas aguardam o ouvinte em "Lookaway", com contribuições do DJ Lethal e de Jonathan Davis.

 Pouco tempo depois de o disco ser lançado, Max Cavalera deixou o grupo em circunstâncias um pouco dramáticas - o seu enteado tinha sido assassinado e discussões sobre a liderança do grupo acabaram fazendo com que se separassem. Cavalera formou o Soulfly e o resto da banda decidiu recrutar um novo vocalista.

Fonte:1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish)

Em uma pequena cidade industrial que está morrendo, o líder de uma pequena gangue, Rusty James (Matt Dillon), vive na sombra de seu ausente irmão mais velho, "O Motoqueiro" (Mickey Rourke). A mãe dele partiu, o pai dele bebe, escola não tem nenhum significado para ele e suas relações são superficiais. Rusty é levado em participar de mais uma briga de gangues e os eventos que se seguem começam a mudar sua vida.

Download:

Filme

Legenda 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Discografia - Dropkick Murphys

Dropkick Murphys é uma banda de celtic punk formada em Quincy, Massachusetts, Estados Unidos. Primeiramente tocavam juntos no porão de um barbearia de um amigo, eles misturaram Oi!, música irlandesa, e hardcore. Suas influências incluem bandas como Stiff Little Fingers, The Pogues, The Clash e Swinging Utters. O nome da banda foi tirado de um centro de reabilitação de drogados.

Existem diferentes versões sobre a origem do nome da banda.

O ex-membro Marc Orrell dizia que:

“O Dropkick Murphy é um centro de reabilitação, eu acho que é em Connecticut. Eles pegam você quando está bêbado e só te soltam quando estiver sóbrio. Os avós costumam usar esta história para assustar os seus netos”.

O frontman original Mike McColgan e o co-fundador Ken Casey contavam o seguinte:

“O nome da banda foi roubado de um antigo centro de rabilitação onde eles costumavam catar as pessoas nas sarjetas de Boston. Nós sempre ouvimos os antigos de nossa vizinhança contando hitórias de Guerra sobre ficar trancafiado no Dropkick Murphy’s, então decidimos que se um dia tivéssemos uma banda, este seria o nome”.

Fonte:LastFm

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

The Clash - From Here to Eternity


The Clash foi um grupo de punk rock britânico que durou de 1976 até 1985. Uma das bandas mais aclamadas pela crítica da época, o The Clash foi famoso por seu alcance musical (incorporavam ska, reggae, rockabilly, e eventualmente muitos outros estilos musicais em seu repertório), por demonstrar uma sofisticação lírica e política que os distinguia da maioria de seus companheiros no movimento punk, e por suas explosivas performances ao vivo.


Fonte:LastFm

Download

domingo, 15 de agosto de 2010

Discografia - Portishead

Bristol, Inglaterra, é a terra natal do Trip-Hop, estilo musical marcado por sons distantes, sob uma batida hipnotizante e vocais melancólicos. Portishead é o nome de uma cidade da Costa Ocidental de Bristol, onde Geoff Barrow, o fundador da banda que leva o mesmo nome da cidade, cresceu. Geoff nunca gostou muito da vida exageradamente calma que levava em Portishead, e ainda muito jovem deixou a cidade para ir trabalhar num estúdio de gravação no coração de Bristol. Ele tinha apenas 17 anos, e nos intervalos dentro do estúdio gostava de ficar experimentando misturas de samples nos gravadores, enquanto sonhava em um dia ter a sua própria banda, com a qual faria uma música diferente de tudo o que passava por ali. Ele era muito esforçado, e levava seus momentos de DJ dentro do estúdio muito a sério.

Quando achou que estava bom naquilo que pretendia fazer, Geoff começou a procurar uma vocalista para sua “banda”. Foi numa agência de empregos em Bristol que ele conheceu Beth Gibbons, a voz do Portishead. Ela já tinha trabalhado numa banda cover e fazia apresentações em pubs. Geoff e Beth se deram muito bem, pois compartilhavam os mesmos gostos e ideais musicais. Não demoraram a compor sua primeira música juntos, e pouco depois se uniram ao guitarrista de jazz Adrian Utley.

O talento do trio era inegável, o que ajudou bastante na abertura de portas para apresentações e um pouco mais tarde para um contrato com a gravadora inglesa “Go! Discs”, em 1993.


Fonte:LastFm


Dummy



Team Sleep

O Team Sleep incorpora elementos de dream pop, post rock, trip rock, indie, electronica e ambient music. A maioria dos temas e letras do Team Sleep são a fantasia e a imaginação, buscando literaturas como Edgar Allan Poe e eventos históricos como o massacre de Jonestown.

Fonte:LastFm

Download

Anamanaguchi

Banda Anamanaguchi de Nova York.
Um som muito diferente.
Defensores da era 16-bit de video-games, os norte-americanos da banda Anamanaguchi fazem os maiores hits da cena Chiptunes atual. Autores do tema principal de Scott Pilgrim.

Download

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tiros em Columbine (Bowling for Columbine)

Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.

Download

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Operário (The Machinist)

A última vez em que Trevor Reznik (Christian Bale) dormiu foi há um ano, sendo que desde então o cansaço vem destruindo progressivamente sua saúde física e mental. Ele trabalha numa fábrica operando maquinário pesado, e faz de tudo para manter seu emprego. Envergonhado por causa de seu problema, Trevor isola-se cada vez mais, tornando-se paranóico. Depois de se envolver em um acidente no trabalho em que um homem perde um braço, Trevor começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. Ele precisará lutar não apenas para se manter no cargo, mas também para manter a sanidade.

Download

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

The Joy Formidable - A Balloon Called Moaning

The Joy Formidable é um trio formado no Norte do País de Gales (2007), formado pela vocalista / guitarrista Ritzy Bryan e o baixista Rhydian Dafydd que tocavam na extinta Sidecar Kisses, antes do término da banda, Justin Stahley se juntou a dupla em 2007 e assim formaram o The Joy Formidable. Seu som pode ser descrito como um “primário grunge rock a lá The Breeders, com toques de Arcade Fire e Yeah Yeah Yeahs”.

Eles foram citados pelo The Guardian na seção “one to watch” em 2008 pela primeira vez, como sendo uma das bandas que mereciam uma atenção especial do público por sua autenticidade e qualidade em suas músicas.

Fonte: LastFm

Download