quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Massive Attack

Massive Attack é uma banda de trip hop inglesa. O Massive Attack é oficialmente 3D (Robert Del Naja) e Daddy G (Grant Marshall).

Massive Attack foi formado em torno da influente e lendária casa nocturna Dug Out e do soundsystem de estilo jamaicano. A casa tocava uma inovadora mistura de hip hop, reggae new wave e antigo house e techno que deu forma a bastante aclamado disco de estréia da banda de 1991, Blue Lines. O segundo álbum, Protection, trazendo Tracey Thorn, vocal do Everything but the Girl e o toaster Horace Andy e produzido pelo Massive Attack e Nellee Hooper, foi lançado em 1994 e similarmente bem recebido - e, como Blue Lines, vendeu mais de dois milhões de cópias. Mezzanine foi lançado em 1998 e além de vender três milhões mundo afora, levou a banda a uma nova direcção, conduzida por guitarra - e continha o sublime Teardrop trazendo a vocalista do Cocteau Twins, Elizabeth Frasier.

O Massive Attack foi criado em 1988, na cidade de Bristol, na Inglaterra, são um dos pioneiros do género (por muitos considerados como os próprios inventores do trip-hop).

Fonte:LastFm

Blue Lines - 1991
Protection
- 1994
Mezzanine
- 1998
100th Window
- 2003
Collected - 2006
Heligoland
- 2010

Mudhoney - Superfuzz Bigmuff (Plus Early Singles)

O Mudhoney é uma das mais importantes bandas da cena de Seattle, apesar de não ser uma das mais conhecidas. A história do Mudhoney envolve várias outras bandas e projetos antes do início efectivo da banda.

A história do Mudhoney começa muito antes da banda ser estabelecida. No início da década de 80 quando Mark Arm formou sua primeira banda, os Mr. Epp and the Calculations. Era uma banda “fantasma” que não compunha canções ou tocava instrumentos, era uma bagunça generalizada e barulhenta. Muitas vezes, eram feitos posters de shows que nem chegavam a acontecer. Essa banda era formada por Mark, Joe Smitty, Tom Wolf e Darren Morey. Eles gravaram uma demo tape que consistia basicamente na narrativa de uma história com Tom e Joe tocando guitarra, Mark na bateria e participaram de um programa de rádio onde foram apresentados como “Mr. Epp a pior banda do mundo”. A banda também chegou a tocar em um show de verdade, onde abriu para o Malfunkshun (banda de Andrew Wood). Ao mesmo tempo, Mark também tocava nos The Limp Richards que tinha ainda menos material que o Mr. Epp.

No dia 1 de janeiro de 1988, Dan, Mark, Matt e Steve se reuniram para formar o Mudhoney. Eles tiraram o nome da banda a partir de um filme do cineasta Russ Meyer. A primera gravação foi com o produtor Jack Endino e no mesmo ano seria lançado o primeiro single a banda pela gravadora SubPop, a canção era ‘Touch Me I’m Sick’ que praticamente definiu o som de Seattle e hoje é considerada pelos críticos como a primeira canção Grunge.

Fonte:LastFm

Emancipator - Safe in the Steep Cliffs

The Gutter Twins - Saturnalia

The Gutter Twins é uma parceria entre Greg Dulli (ex-Afghan Whigs e atual Twilight Singers) e Mark Lanegan (ex-Screaming Trees; o músico também atuou em diversos trabalhos do Queens Of The Stone Age).

Mais do que propriamente um grupo de rock regularmente constituído, The Gutter Twins marca a consolidação da cooperação musical entre Dulli e Lanegan, ambos figuras de proa, com milhares de admiradores no cenário indie , à frente de grupos cultuadissimos como Screaming Trees e Queens of Stone Age (o primeiro) e de Afghan Whigs e Twilight Singers (Dulli), ou com uma celebradissima e profícua carreira solo, como é o caso de Lanegan – um dos pioneiros da cena “grunge” de Seattle, parceiro de Kurt Cobain -, e vem coroar o flerte musical entre ambos reinante desde 2003, quando Lanegan abrilhantou o álbum de estréia dos Twilight Singers e, em contrapartida, Dulli dá as caras em “Bubblegum”, o álbum de 2004 de Mark Lanegan, chegando inclusive a excursionar com ele, como pianista do grupo; é o encontro sacramentado de dois egos poderosos que se complementam e se justapõem com uma precisão energética que explode em todos os acordes de “Saturnalia”, o registro desse encontro incendiário, lançado apenas agora em Março de 2008, pois ambos sempre tiveram suas agendas sobrecarregadas junto a seus respectivos grupos, ou em carreira solo e em colaborações festejadas com os Soulsavers e com Isobel Campbell, do Belle & Sebastian.
Fonte:LastFm

Download: