quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon)

Dia 8 de Dezembro de 1995, um acidente vascular cerebral (AVC) mergulha o jornalista Jean-Dominique Bauby, da revista Elle, num coma profundo. Ao acordar, descobre que todas as suas funções motoras estão deterioradas. Está encerrado no seu corpo - apenas consegue controlar o movimento de um olho. E será esse órgão a sua ligação com o mundo e com a vida. Será a piscá-lo que começa por indicar "sim" ou "não" até avançar para a sinalização de letras do alfabeto, construindo palavras e frases. Foi assim que escreveu "O Escafandro e a Borboleta", cujas frases memorizou antes de ditar.

O filme conquistou o Prêmio de Diretor no Festival de Cannes 2007 e também o Globo de Ouro 2008 de Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro (França)

Download

Isobel Campbell & Mark Lanegan - Hawk

Isobel Campbell, é escocesa, pertenceu antes aos Belle & Sebastian. Lanegan é norte-americano, um ex-membro dos Screaming Trees e Queens of the Stone Age e juntos fazem uma parceria pouco provável no mundo musical. É como se um cordeiro resolvesse se unir ao lobo, algo impensável . Mas o fato é que o casamento musical é perfeito, num tom alegre e psicadélico, folk ou country, construíram algo semelhante ao céu, ele com uma voz rouca e máscula, ela com uma voz suave e angelical. Como Campbell chegou a dizer numa entrevista: "as duas faces de uma moeda". O primeiro single Ramblin’ Man é um cover de Hank Williams e Isobel chegou também a afirmar que poderia ser muito bem uma faixa de uma trilha-sonora de um filme do Quentin Tarantino, mas é a perfeita visão do mundo dos filmes e o espelho da perfeição das duas vozes. Pelo caminho ouviram desde Johnny Cash a Nancy Sinatra, mas do álbum é difícil selecionar ou nomear canções, é de uma qualidade homogênea e de uma diversidade de sonoridades e paisagens a que nos transportam, faz viajar.

Fonte: LastFm


Ulver - Kveldssanger

Ulver significa “lobos”, no idioma norueguês. E esse nome soa bastante apropriado quando observamos a criatividade selvagem desta banda que se renova a cada trabalho, desafiando-nos a abandonar qualquer segurança para segui-la por trilhas novas e escuras…

Fonte: LastFm