terça-feira, 4 de outubro de 2011

The Smiths - Strangeways, Here We Come

Após ter assinado contrato em a EMI, Strangeways, Here We Come (o nome se refere a uma conhecida prisão em Manchester) foi gravado para cumprir uma obrigação contratual com o selo independente britânico Rough Trade. Contudo, desentendimentos quanto ao agenciamento da banda e o rumo a seguir estavam afetando a parceria entre Morrissey e Marr.

As raízes irlandesas de Morrissey são exploradas no feroz grito de guerra de “A Rush And A Push”. Por outro lado, a guitarra glam de Marr em “I Started Something” antecipava o futuro trabalho solo de Morrissey com Mick Ronson. Outros bons momentos incluem a alegre música “Unhappy Birthday”, a autoparódia de “Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before” e a dramática “Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me”, com sua angustiante e longa introdução apoiada por um piano soturno e pelos sons de multidões brigando. O ataque de Morrissey à indústria fonográfica em “Paint A Vulgar Picture”, com seu refrão amargo de “Re-issue! Re-package!” (“Relançamento! Novo formato!”), soa ainda mais irônico frente às inúmeras compilações dos Smiths e de Morrissey que foram lançadas desde então. A última música, a comovente “I Won’t Share You”, supostamente fez com que o baterista Mike Joyce tivesse um ataque de choro.

“Girlfriend In A Coma”, um exemplo clássico da inteligência cortante de Morrissey, foi lançada como um single na semana em que o grupo anunciou sua dissolução. Em meio ao drama dessa separação, o álbum não recebeu a atenção devida. Apesar de menos aclamado que os trabalhos anteriores, Strangeways, Here We Come é um epitáfio nobre para uma das maiores bandas britânicas.


Fonte: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer