terça-feira, 22 de setembro de 2009

P.J Harvey - Dry



Polly Jean Harvey é uma cantora britânica, considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock da década de 90, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente.

P.J Harvey apareceu no mundo em 1992 - uma cantora carregada de poder e com uma sensualidade crua.- O Trio que liderava,que incluía o baixista Steve Vaughn e o baterista Robert Ellis, executava um rock pós-punk poderoso e enraizado no blues. O seu álbum de estréia,Dry,unia esse estilo a músicas cheias de uma carga emocional brutal.

Tal como a lenda do punk Patti Smith,a música e a imagem de P.J Harvey eram ambíguas e intrigantes. Demonstrou ser uma compositora madura e influente,por vezes ousada,outras vezes vulnerável. Catalogada por muitos como feminista (e posteriormente crucificada por ter posado para fotos publicitárias bastante explicitas e controvertidas),utilizava de humor negro e decadente para atacar as expectativas femininas através de suas idéias sobre o amor e o sexo. A complexidade de suas letras complementava a voz poderosa.Compôs a música "Sheela-Na-Gig",cujo título é uma referência a antigos símbolos da fertilidade feminina.A letra ecoava uam forte necessidade de independência e determinação. "Dress" é uma obra-prima sensual e sedutora que também apontava para questões de domínio e controle nas relações.Ambas foram lançadas como singles;ambas iam converter-se em clássicos do rock independente.Mas "Dry" guardava ainda outras pérolas: "Hair" e "Fountain"(lentas no início e depois crescendo ate atingir um ritmo furioso)e também a música "Dry",onde Harvey misturou gritos desesperados com riffs de blues e a energia do punk rock.
Como seria de se esperar,a revista Rolling Stone elegeu P.J Harvey como melhor compositora e melhor vocalista de 1992. Dry fez com que a artista se consagrasse como um ícone da cena musical,posição que conserva até hoje.


"Sou uma artista criativa(...),mas é absurdo pensar que vivi tudo o que escrevo." P.J Harvey,2004





Nenhum comentário:

Postar um comentário