quarta-feira, 31 de março de 2010

My Bloody Valentine - Loveless


  Das poucas bandas que apareceram durante o curto período de tempo que durou a moda shoe-gazing no início dos anos 90, My Bloody Valentine é uma das poucas lembradas com carinho.Loveless, o seu último disco, lançado em 1991, é uma obra-prima quase mítica do rock indie.
  A banda tinha se esforçado, inicialmente, para libertar-se das comparações com o Jesus And Mary Chain provocadas pelas suas guitarras saturadas de distorção, mas no final da década tinham encontrado um som único com seu primeiro álbum a Creation, Isn't Anything,  de 1988. Este disco - juntamente com o single "You Made Me Realize" e o EP "Glider"- desvelou uma bruma lânguida e onírica de vozes etéreas soterradas sob um vasto rumor de guitarras distorcidas e samples de tom frequentemente indeterminado. "O som de Deus espirrando em câmera lenta",foi como a Guiness Rockpedia o descreveu. O shoe-gazing tinha nascido.
  O MBV tinha passado os três anos seguintes realizando seu trabalho seguinte,ao custo de supostas 250mil libras (o guitarrista Kevin Shields afirma que foram apenas 140 mil).  Realizado com a colaboração de 18 engenheiros de som (embora Shields afirme que é menos sofisticado que um disco dos White Stripes), Loveless completou o que agora parecia um esboço primitivo, Isn't Anything. Este foi outro salto quântico para as guitarras. Nenhum dos seus comtemporâneos seguidores do shoe-gazing se atreveria a tentar competir com um álbum tão deslumbrante.

fonte: 1001 discos para ouvir antes de morrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário