quarta-feira, 26 de maio de 2010

Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos

Da Lama ao Caos é o primeiro álbum de estúdio da banda brasileira de manguebeat Chico Science & Nação Zumbi, lançado em 1994.
Em 1993, o movimento manguebeat ganhou força e repercussão em todo o Brasil. Depois de alguns shows em Recife e apenas uma apresentação em São Paulo e em Belo Horizonte, o grupo assina contrato com a Sony Music, em julho do mesmo ano. A banda entra em estúdio pouco tempo depois no Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, sob comando do experiente produtor Liminha. O produtor ficou perdido, sem saber o que fazer com um grupo que usava riffs de guitarra pesados, baixo no estilo funk e percussão do maracatu, sem bateria, sem pratos. Em Janeiro de 1994, o álbum já estava pronto, e foi lançado em Abril. Com esse novo estilo de fazer música, ninguém assimilou o CSNZ de cara, nem o público, muito menos os críticos.

Liminha deixou o som do CSNZ limpo demais e sem peso, e na época, era evidente: Chico e a Nação eram mais fortes e devastadores ao vivo, não existia banda mais energética sobre um palco. Mesmo assim, Da lama ao caos mudou para sempre a cenário musical brasileiro desde o momento que foi lançado.

Deixando os problemas de produção de lado, o álbum é um verdadeiro clássico. Canções energéticas, e muito bem elaboradas, mesclando o funk rock pesado com maracatu, psicodelia e a música afro.


Fonte:Wikipédia


Download

Um comentário: