Wilson passou dois meses, no início de 1966, escrevendo as músicas com Tony Asher, um executivo da área de publicidade especializado em jingles. O conteúdo do álbum é radicalmente diferente dos anteriores, Nada dos unidimensionais hinos ao sol e surfe; em seu lugar, uma música mais complexa, alegre mas tingida de emoções profundas e turbulentas.
Desde a abertura, com a surpreendente "Wouldn't It Be Nice" - um desabafo cheio de sentimentos, escorado por camadas de metais, percussão e campainhas de bicicleta -, Pet Sounds transcende o pop. O talento de Wilson para compor tanto músicas como letras brilha em todas as canções, de "I Just Wasn't Made For These Times" até " Caroline No", sua faixa favorita.
Depois de Pet Sounds (a foto da capa, tirada no Jardim Zoológico de San Diego, é um trocadilho com o título - a palavra pet também significa animal de estimação), Wilson começou a pender para a loucura. Confusos com esse novo tipo de música, muitos fãs evitaram o disco (o mesmo fez a Capitol, quenão o promoveu). Dali em diante, Wilson se tornou obcecado pela busca do álbum pop perfeito. Enquanto isso, na Inglaterra, os Beatles desafiavam Pet Sounds com o Sgt.Pepper's...
"Eu sonhei que tinha uma auréola."
Brian Wilson, 1990
Fonte: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário