sábado, 31 de outubro de 2009

The Pogues - Rum Sodomy & the Lash



Rum, Sodomy & The Lash é um trabalho de beleza nua e crua. Enquanto o álbum de estréia "Red Roses For Me" tinha sido excessivamente produzido e se apoiava demasiadamente em imagens tiradas de porres, este segundo disco transpirava paixão,poesia e energia. Os créditos dessa transição pertencem em parte a Elvis Costello,que foi seu produtor e deu ao som de briguento da banda espaço para respirar. "Wild Cats Of Kilkenny" e "Sally Maclennane" rugem como uma luta regada a cerveja Guiness entre o Dubliners e o Sex Pistols: a fusão perfeita da tradição folk irlandesa com a agressividade punk.
Elvis Costello - que se casou com a baixista Cait O'Riordan no ano seguinte - escreveu mais tarde que seu trabalho neste álbum foi sentar-se,ficar quieto e captar a banda "em sua glória dilapidada, antes que algum produtor mais profissional os detonasse."
Contudo,o álbum é mais que uma coleção de danças desordeiras. O vocalista Shane MacGowan tinha evoluido como letrista e, com poucas tiradas, conseguia pintar toda uma atraente galeria de personagens do submundo. Em "The Old Mains Drag", retrata a lenta decadência de um prostituto londrino. A triste "A Pair Of Brown Eyes" é cantada a partir da perspectiva de um veterano mutilado da Primeira Guerra Mundial.
Lançado no mesmo ano que o
multimilionário Brothers In Arms,do Dire Straits, Rum,Sodomy And The Lash soava maravilhosamentefora de sincronia com esta fase dos anos 80. Sua majestade maltrapilha fez com que chegasse às 20 Mais na Inglaterra e angariou um novo fã: Tom Waits, que declarou adorar a "decadência estilo Ilha do Tesouro" da banda.

"Sou um merda amargurado e anormal."
Shane MacGowan, 1985

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário