terça-feira, 24 de agosto de 2010

The Smiths - The Queen is Dead

  The Smiths foi, antes de mais nada, uma banda prolífica. The Queen Is Dead, gravado em dezembro de 1985,não foi lançado imediatamente por questões legais, sendo colocado à venda apenas em junho de 1986. Foi o terceiro disco da banda em dois anos (o quarto, se incluirmos a magnífica compilação Hatful Of Hollow). Foi também a sua obra-prima.

  O que torna este trabalho ainda mais impressionante é que a banda estava passando por muitas dificuldades nessa época. Não tinham um agente fixo (ninguém conseguia suportar a relação próxima entre Morrisey e Johnny Marr), estavam renegociando o contrato com seu selo (o dono da Rough Trade, Geoff Travis, é o "Mr.Shankly" da segunda faixa) e o baixista Andy Rourke estava viciado em heroína. De todos esses conflitos nasceu um álbum assombroso, preciso e hilariante - e tudo isso ao mesmo tempo na primeira música,que é um ataque selvagem, ainda que genial e perspicaz, à família real, incluindo uma avalanche de guitarras sobrepostas (a visão de Marr de um encontro entre MC5 e Velvet underground).

  Em todo o disco a guitarra de Marr está mais abrasiva e pungente do que nunca e a genialidade de Morrissey como letrista faz com que ele sempre acerte o alvo em cheio, com uma autopiedade perfeitamente formulada. A penúltima música,"There Is A Light..." é um dos momentos mais sublimes da banda, onde a voz melodramática do cantor se liga perfeitamente com à guitarra incansável de Marr. O álbum seguinte viria a ser igualmente genial- e também o último.

"Sabia  que tínhamos de produzir algo fabuloso."
Johnny Marr,2001


Fonte:1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário