segunda-feira, 12 de setembro de 2011

The Smiths - Meat Is Murder

Meat Is Murder é o grande álbum perdido do The Smiths, no sentido em que foi encoberto pelo trabalho posterior do grupo.

Depois da estreia, os filhos pródigos de Manchester foram para o estúdio a fim de fazer um disco que representasse melhor seus shows ao vivo e as sessões na BBC. Não que o álbum inicial, The Smiths, tivesse sido uma completa decepção, mas o guitarrista Johnny Marr, virtuoso tanto no som pauleira (“Nowhere fast”) quanto no rockabilly anos 50 (“Rusholme Ruffians”), desta vez iria realmente surpreender com seu estilo versátil.

O letrista Morrissey também estava em campo. A sua atenção voltava-se agora para as suas paixões: vegetarianismo, pacifismo e antiautoritarismo – o título do álbum, a capa (a foto de um soldado vietnamita durante a guerra) e particularmente a letra da faixa-título diziam muito sobre seus pontos de vista. Em outros momentos surgiam os primeiros sinais de dor real em suas palavras. “That Joke Isn’t Funny Anymore” parece pedir a um brutamontes – ou, pior, a um amigo – para parar de provocar o velho Moz. Há também estudos sobre uma vida esquecida e mais tranquila em “Rusholme Ruffians”, que foi buscar “inspiração musical” em “His Lateste Flame”, de Elvis Presley – uma dívida reconhecida mais tarde pela banda em sua coletânea ao vivo, Rank.

Na versão em CD do LP original, “How Soon Is Now” foi acrescentada, lamentando uma juventude perdida sendo ignorada em boates. Embora seja reconhecidamente uma grande música, fica no meio do caminho de algumas de suas criações mais vibrantes e estimulantes. Meat Is Murder é The Smiths querendo provar seus pontos de vista. O álbum soa ainda melhor quando percebemos que conseguiram.


"Da mesma forma que o público pode ser inspirado, também pode bocejar diante de mais de uma música defendendo mais uma causa."
Morrissey, 1989


Fonte: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer


Nenhum comentário:

Postar um comentário